Seguidores

NUMEROS DE PAGINAS VISITADAS.

Aqui nu meu fugão di lenha voçe navega ouvindo uma boa musica sertaneja

terça-feira, 8 de maio de 2012

Fugão a lenha dus bão Sem fumaça de Carlos Cantelli


Fugão di Lenha, dus bão!
 
" Quando usamos a lenha para cozinhar, o que queremos é o calor, a energia, e não a fumaça e nem a fuligem. 
Então um fogão a lenha moderno deve orientar-se a isto, extrair o calor para o usuário sem os inconvenientes 
da exposição à fumaça e à fuligem."
 
 
         A motivação para a construção desse fogão foi gastronômica, como deve ser toda motivação para fazer um fogão a lenha.
         O local escolhido foi dentro de casa, na cozinha caipira: portanto não poderia fazer fumaça.
 
Então começou uma busca sobre como fazer um fogão a lenha sem fumaça. Achei dois artigos muito bons, da querida Unicamp[1] e da Universidade de Viçosa [2].

Descobri que muito se tem pesquisado sobre fumaça, pois a OITAVA causa mortis de pessoas que vivem em áreas rurais no mundo é a inalação dia após dia, de fumaça de lenha usada para cozinhar. Vide Fumaça: o assasino da cozinha/ humo el asasino en la cocina [3].
         Adaptei os dois projetos acima, para que o forno não ficasse acima do fogão. Não queria um forno no alto, pois isso iria ocupar muito do limitado espaço da cozinha. A solução foi colocar o forno abaixo da fornalha, deixando o fogão apenas com a dimensão da chapa de ferro fundido somada à dimensão da mesa de lenha.
 
Para ter o forno nessa posição, abaixo da chapa, o calor e fumaça deveriam ser gerados na fornalha e circular em toda volta do forno de ferro fundido, até encontrar a saída para a chaminé.

O ar quente teria que descer, o que é uma coisa que ar quente não gosta muito de fazer! Porém o ar quente desce e segue qualquer direção SE houver uma pressão na entrada do duto, OU uma DEPRESSÃO na saída no duto.
Este foi o princípio usado: A depressão causada pelo ar quente subindo pela chaminé puxa o ar quente da fornalha, através das passagens das laterais externas do forno.

Mas como conseguir algum ar quente na entrada da chaminé? Aquecendo o ar na entrada da chaminé por CONDUÇÃO: Uma chapa de 2 mm separa a fornalha – onde existe o calor inicial – da entrada da chaminé. Esta é a chapa de ignição.
Dessa forma, assim que se acende a fornalha, o calor passa pela chapa por condução. O ar agora aquecido debaixo da chapa acha seu caminho pela chaminé, pois sua entrada fica do lado de baixo da chapa.
Uma vez que o ar suba por convecção, ele cria a depressão necessária no restante do duto criado pelas laterais do forno, para que o ar e fumaça vindos da fornalha circulem ao redor do forno.
 
Uma vez que todas as partes - inclusive forno - estão aquecidas este processo é eficiente ao ponto de ao se deixar a tampa da chapa de cozimento aberta, a fumaça e vapor são sugados pelo buraco da chapa de ferro fundido.
 
Também foram feitas algumas modificações para aumento de eficiência com os seguintes objetivos:
1- tirar o máximo calor da lenha, 2- consumir o mínimo de lenha possível, e 3- queimar todos os gases ao máximo.

Para tanto, foi concentrada a passagem de calor e chamas apenas onde existe contato com a chapa de cozimento (de ferro fundido) e ainda com o ressalto da chapa de ignição. Esse ressalto gera um turbilhonamento que faz os gases queimarem ao máximo, assim como os resíduos. Como resultado sobra pouca cinza, resultado da queima completa.
 
A concentração de calor e duração da lenha são melhoradas colocando-se uma chapa de ferro fundido de 5 mm de lado na fornalha. Uma vez aquecida essa chapa fica rubra e garante uma queima uniforme da madeira, criando inércia térmica e evitando flutuações de temperatura por exemplo ao abrir a portinhola de lenha.
 
Por último para controle da queima são usados três métodos:
1-       Portinhola de entrada, acionada por alavanca, serve para alimentar a lenha. Deve ficar fechada durante o funcionamento, pois a entrada de ar frio ocorre pela portinhola abaixo, do cinzeiro.

2-       Portinhola de acesso ao cinzeiro, que serve de entrada de ar. O ar frio entra por aí, passa pela grelha do fundo da fornalha e leva ao fumaça e gases para a passagem acima do forno.

3-       Chapa de controle de chaminé serve para diminuir o consumo de lenha, devido ao controle da velocidade de subida da fumaça.

Importante, a chaminé tem um tubo de chapa no final. Esse tubo de chapa ajuda na convecção e evita refluxo quando há rajadas de vento. Quando aquecido, esse tubo dá velocidade à fumaça, melhorando a convecção e evitando o refluxo.

Também é importante acender o fogão uma vez por semana. Mesmo sendo de ferro fundido, a umidade sempre causa alguma corrosão, principalmente na chapa de ignição. Por menor que seja o tempo aceso, uma vez por semana ajuda a prolongar a vida do fogão.
     Se tiver interesse, quiser mais detalhes, escreva-me um e-mail. by Luiz Cantelli & Carlos Cantelli

[1]. Fogão a Lenha de Combustão Limpa

[2]. Fogão a Lenha sem Fumaça

[3]. Fumaça: o assassino da cozinha/ humo el asasino en la cocina


                                   PROJETO:
  Preparação da Laje do Fogão                              Abertura da Chaminé
        
Vista Geral
                                            
          Preparação da Laje da Chapa de Cozimento e laje pronta:
      
    Nicho do Forno e assentamento definitivo:
 
    
   
 Diversos detalhes construtivos:  
 
                           
/EOF

6 comentários:

  1. Gostei muito e matei saudades!!!
    Jack

    ResponderExcluir
  2. Não consegui acesso aos projetos... Achei MUITÍSSIMO interessante...

    ResponderExcluir
  3. Oi Parece bem legal, por favor não consigo visualizar as imagens, pode por favor me passar, a parte do projeto tambem é bem importante.
    Regis regisr.almeida@gmail.com.

    obrigado
    e parabens pelo material.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de receber receber o projeto. É um grande sonho meu fazer meu própio fogão. Meu email, pedropaulocandido@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ola. Achei muito interessante seu projeto. Mas também não consigo visualizar as imagens. Você poderia enviar por email?
    osmarmotta.2011@hotmail.com
    Fico muito agradeçido e meus parabéns pela iniciativa de compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gostaria de ver a matéria por completo. Mas infelizmente não aparece nem as imagens na construção do fogão nem do projeto. Uma pena. Poderia me enviar por e-mail?? (anapaulamaga@uol.com.br) Quero montar um fogão e forno em minha casa. Não sei nem por onde começar. Obrigado. Ana Paula.

    ResponderExcluir

Muito Obrigado por visitar minha pagina e pelo comentario,seja critíca ou elógio...será bem vindo!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.